Os movimentos sociais com base nos pensamentos de Alain Touraine é considerado como uma luta de classes,já para Manuel Castells é dito como sistemas de práticas sociais contraditórias de acordo com a ordem social ,rural ou urbana cuja natureza é a de transformar a estrutura do sistema, ações revolucionárias ou não numa correlação classista e em última instância, o poder estatal.
Alguns exemplos de movimentos sociais são:
-Movimento dos trabalhadores rurais sem terra.
-Movimento dos Hippies.
-Movimento Feminista.
-Movimento Estudantil.
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
MOVIMENTO HIPPIE

As questões ambientais, a prática de nudismo, e a emancipação sexual eram idéias respeitadas recorrentemente por estas comunidades.
Adotavam um modo de vida comunitário, tendendo a uma espécie de socialismo-anarquista ou estilo de vida nômade e à vida em comunhão com a natureza, negavam o nacionalismo e a Guerra do Vietnã, bem como todas as guerras, abraçavam aspectos de religiões como o budismo, hinduismo, e/ou as religiões das culturas nativas norte-americanas e estavam em desacordo com valores tradicionais da classe média americana e das economias capitalistas e totalitárias. Eles enxergavam o patriarcalismo, o militarismo, o poder governamental, as corporações industriais, a massificação, o capitalismo, o autoritarismo e os valores sociais tradicionais como parte de uma "instituição" única, e que não tinha legitimidade.
Os hippies defendiam o amor livre e a não-violência. Como grupo, os hippies tendem a viver em comunidades coletivistas ou de forma nômade, vivendo e produzindo independentemente dos mercados formais, usam cabelos e barbas mais compridos do que era considerado "elegante" na época do seu surgimento. Muita gente não associada à contracultura considerava os cabelos compridos uma ofensa, em parte por causa da atitude iconoclasta dos hippies, às vezes por acharem "anti-higiênicos" ou os considerarem "coisa de mulher".
Foi quando a peça musical Hair saiu do circuito chamado off-Broadway para um grande teatro da Broadway em 1968, que a contracultura hippie já estava se diversificando e saindo dos centros urbanos tradicionais.

Assinar:
Postagens (Atom)